PRODUTORES E EXPORTADORES
DE ROLHAS DE CORTIÇA
DESDE 1972

NATURALMENTE AS MELHORES ROLHAS NATURAIS

Na M.A.SILVA enquanto produzimos rolhas de cortiça cuidamos do ambiente.

Na M.A.SILVA, além da matéria-prima tudo se entrelaça num caminho sustentável. Todos os nossos passos promovem, naturalmente, um planeta cada vez mais ecológico. Uma casa mais próspera, onde vivemos uma relação simbiótica entre a natureza e a indústria corticeira.

Com a cortiça e foco no planeta, produzimos naturalmente as melhores rolhas de cortiça e contribuímos para a preservação da biodiversidade. Em 2022 celebramos 50 anos de história, liderança, inovação e uma presença assídua nos quatro cantos do mundo.

Operamos na vanguarda da indústria corticeira, em simultâneo com a exigência técnica de uma atividade 100% verticalizada, na produção de rolhas de cortiça naturais e técnicas, cuja performance nos tem valido vários prémios e distinções, alusivos, sobretudo, às tecnologias de ponta que garantem a erradicação de TCADYNAVOX®, SARA ADVANCED®, NEOTECH® e ONEBYONE®.

Na M.A.SILVA contribuímos para um mundo melhor, através da produção das melhores rolhas de cortiça. As que passam pelas mãos das melhores pessoas e tecnologias, e que por isso nos permitem estar, naturalmente, em perfeita harmonia com a natureza.

M.A.SILVA

1972

Ano da fundação do grupo, com a constituição da empresa, pelo seu atual presidente executivo, Manuel Alves da Silva.

1975

1975 marca o início da exportação para França, através da negociação com importadores locais. Em 1995, é feito investimento no laboratório da empresa, de forma a responder às diferentes exigências dos mercados em que o grupo opera. Em 1999, Manuel Alves da Silva investe na criação de uma empresa dedicada à produção de rolhas técnicas de cortiça, surgindo a M.A.SILVA 2 – Cortiças, S.A.

2000

Em 2000, dá-se uma nova fase de expansão ao nível da internacionalização, com a constituição de uma unidade local de acabamento de rolhas nos Estados Unidos, M.A.SILVA Corks USA, LLP.

2002/4

Em 2002 é constituída a M.A.SILVA France S.A.S. e é feita uma forte aposta no mercado alemão, através de um agente exclusivo com grande expressão no mercado. Em 2004, com o desenvolvimento de mercados e foco na integração vertical da cadeia de produção, foi feito um investimento de elevadas proporções na criação da M.A.SILVA 3 – Cortiças, S.A.

2005/7/9

Em 2005 e 2007 respetivamente, a norma ISO 22000 leva à aquisição de novos equipamentos de cromatografia gasosa e espectrómetro de massas, para o laboratório próprio. Em 2009, são dados novos passos na internacionalização, com a criação da M.A.SILVA Cortiças do Brasil Ltda. e da M.A.SILVA Corks Australasia, Pty, LLP e Importadora de Corchos M.A.SILVA Chile, Lda.

2011

Em 2011 é constituída a M.A.SILVA Garzón Espanha, SL., de forma a responder a exigências das vinícolas locais, e a permitir a expansão mais direta e efetiva no mercado espanhol, que até então era gerido através de agentes.

2013

De forma a responder às exigências de serviço a cliente do mercado espanhol, a unidade de distribuição M.A.SILVA & Garzón, S.L. inaugura novas instalações em Logroño, Espanha, com uma área de cerca de 2.000 m2.

2014

A unidade e centro de matéria-prima M.A.SILVA 3 – Cortiças, S.A. é ampliada em 40.000 m2 de área disponível, para armazenamento de cortiça (total 70.000 m2).

2015

A M.A.SILVA Cortiças do Brasil Ltda. obtém as certificações ISO9001 e ISO22000. M.A.SILVA Corks USA (Santa Rosa, CA) amplia a sua unidade em 8.000 m2. Esta nova unidade utiliza exclusivamente energia solar.

2016

A M.A.SILVA Portugal lança a tecnologia ONEBYONE® em janeiro de 2016, oferecendo aos clientes a garantia de rolhas de cortiça sem TCA. Este processo, totalmente automatizado, é baseado numa tecnologia de vanguarda através de um sistema de espectroscopia em fase gasosa, estando disponível para rolhas de alta gama destinadas a vinhos Premium. Com esta nova tecnologia, é efetuada inspeção rolha-a-rolha, sendo possível detetar qualquer vestígio de TCA, não deixando margem ao erro humano.

2017

A 20 de Julho de 2017, são inauguradas as novas instalações dedicadas à produção de rolhas técnicas e de vinho espumante, em Mozelos – M.A.SILVA 2 – Cortiças, S.A., pelo Presidente e Fundador do grupo M.A.SILVA, Manuel Silva, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.

2019

Este ano fica marcado pelo desenvolvimento de uma nova tecnologia de ponta – NEOTECH® – que vem revolucionar o mercado, com um processo inovador de vapor e pressão controlados, que expulsa o TCA e outros compostos voláteis dos grânulos de cortiça. Sem intervenção mecânica, esta tecnologia permite preservar as características naturais da rolha, eliminando a estratificação dos grânulos e garantindo uniformidade na performance das características naturais da cortiça.

2020

Em fevereiro, a M.A.SILVA Portugal lança a tecnologia NEOTECH®, com a garantia de rolhas de cortiça sem TCA, da eliminação da estratificação dos grânulos e da maior uniformidade na performance das características naturais da cortiça.

2022

No ano da comemoração dos 50 Anos, a M.A.SILVA desenvolveu uma nova imagem para apresentar aos seus stakeholders, sob o formato de rebranding. É assim apresentada uma nova era na história da empresa.



A nossa melhor garantia?
A qualidade, naturalmente.

É na diversidade de cada vinho e espumante que encontramos a multiplicidade das rolhas de cortiça M.A.SILVA que inspiram, naturalmente, enólogos e especialistas de vinho.

Experiência em cortiça0 Anos

Experiência em cortiça

Rolhas produzidas0 Milhões

Rolhas produzidas em 2021

Unidades Industriais no Mundo0 Unidades

Industriais no Mundo
Manuel Silva Manuel Silva (Fundador e Presidente)
José Silva José Silva (CEO)
A nossa história começou nos anos 70, com Manuel Alves da Silva, fundador e atual presidente executivo da M.A.SILVA, que inspirou a nossa empresa a uma realidade quinquagenária. São os valores, exigência e visão do nosso fundador, que passam de geração em geração e que levam à atual Direção Executiva de José Silva, num sério compromisso com a qualidade. Com uma produção de rolhas de cortiça cada vez mais distintas e variadas, na M.A.SILVA preservamos naturalmente a vedação e evolução dos vinhos e espumantes, de geração em geração, de tecnologia em tecnologia, de rolha em rolha.

Contamos com os melhores profissionais. Estamos rodeados das melhores pessoas.
Sentamo-nos à mesa com os nossos.
Não somos os maiores e por isso somos naturalmente versáteis.
Mais do que um grupo, somos um propósito.
Mantemo-nos próximos.
Comprometemo-nos numa relação íntima com o vinho e espumantes.
Por natureza e pela natureza.
Brindamos à qualidade que, juntos, servimos à mesa.
Estamos naturalmente juntos.
M.A.SILVA

Saiba mais sobre a M.A.SILVA

Descarregue as nossas brochuras

Somos naturalmente M.A.SILVA

Entre a natureza e a tecnologia

Sustentabilidade